Mama

Todas a mulheres deverão ter uma avaliação mamária especializada, no sentido de diagnosticar precocemente patologias a ela associadas. As técnicas são ainda mais exigentes se a mulher tiver colocado prótese – mamoplastia de aumento.

Consulta da Mama

Uma história clínica detalhada é fundamental para se perceber a probabilidade de surgir determinadas patologias na mama. Por outro lado, o autoexame mamário é, na maioria das vezes, negligenciado, devendo ser fomentado. Este facto deve-se ao desconhecimento, por parte das mulheres, sobre a melhor forma de o executar.

Além disso, deverá haver uma avaliação imagiológica por ecografia, exame complementar à mamografia, por forma a identificar detalhada e precocemente as lesões associadas. Esta avaliação realizada através de um ecógrafo de última geração, permite ao radiologista com diferenciação em senologia, uma abordagem mais detalhada e criteriosa.

Este avanço tecnológico é utilizado pelos nossos radiologistas especializados em avaliação mamária – senologia – cujo o foco de toda a sua vida clínica incide nesta área médica.

RADIOLOGIA
Joana Loureiro